Os riscos de andar com tanque na reserva
A pressa do dia a dia ou até mesmo para dificultar a vida de um bandido caso ele roube o carro faz com que muitos motoristas andem com o tanque na reserva frequentemente. Se você é assim, precisa saber sobre os riscos de conduzir um veículo com o combustível no vermelho!
A instrutora de trânsito Juliana Nunes alerta para os inúmeros problemas que podem ser ocasionados por essa situação:
"Um deles é a possibilidade de danificar a bomba de combustível. Deixar o tanque com pouca gasolina, por exemplo, pode superaquecer a bomba e até mesmo queimá-la, porque é o próprio combustível que resfria a bomba".
Pode parecer o contrário, mas andar com o tanque na reserva pode doer no bolso, viu? Dependendo do modelo do veículo, a bomba de combustível pode custar até R$ 700. E ainda pode acontecer de a bomba sugar os resíduos sólidos que ficam no assoalho do tanque. Juliana explica:
"Isso pode acarretar entupimento do filtro de combustível e também dos bicos injetores, que levam o combustível até o motor, gerando mais gastos com a troca do filtro e limpeza dos bicos".
A instrutora também ressalta que a quantidade de combustível na reserva é o suficiente para ir até um posto de abastecimento, e não que ela tem que ser consumida até o fim.
"A recomendação é que se ande com o veículo com, no mínimo, 1/4 do tanque. Não se deve deixar chegar à reserva, mas, se acontecer, procure abastecer assim que a luz no painel acender", recomenda.
Confiar na quilometragem apresentada no painel indicando o percurso que ainda dá para percorrer com o tanque na reserva também pode ser um risco.
"No caso dos veículos que informam a autonomia do combustível, é uma tecnologia interessante, porém, como todo sistema eletrônico, está sujeita a falhas. Portanto, eu não recomendo confiar inteiramente", ressalta Juliana.
Parar o veículo por falta de combustível é considerado infração média, além de representar um grande risco de acidente. A penalidade é multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.
Depois de saber isso tudo, é melhor nem se quer pensar em andar com o tanque na reserva, não é mesmo?
Fonte: Extra-Globo