Dia Mundial Sem Carro

Dia Mundial Sem Carro

22 de Setembro de 2018 às 11:56, POSTADO POR Vanessa Nascimento

 

 

Hoje, 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro!

Essa data é voltada para conscientização sobre os problemas causados pelo uso constante de veículos automotivos pela população. Ela foi instituída em 2000 em outras partes do mundo como World Carfree Day e começou a ser comemorada no Brasil a partir de 2001.

Para comemorar o Dia Mundial sem Carro, diversas atividades são propostas para mudar o hábito da sociedade de grande uso de veículos automotivos. Em várias partes do mundo, são realizadas campanhas para motoristas deixarem seus carros em casa e irem ao trabalho ou escola a pé, de bicicleta, de transporte público ou, ainda, por meio do sistema de rodízio de caronas, em que cada dia da semana uma pessoa é responsável por levar um grupo que compartilha da mesma rota.

O deslocamento em veículos, apesar de ser muito prático para a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades, atua negativamente na nossa qualidade de vida, pois causa problemas de saúde e até mesmo ambientais. Além disso, o número excessivo de carros atrapalha a mobilidade urbana, causando grandes congestionamentos, que desperdiçam nosso tempo e geram gastos excessivos com combustível.

 

Quando vários carros são colocados na rua, surge ainda o mais grave dos problemas: a poluição. A qualidade do ar nas grandes cidades é cada vez pior em virtude, principalmente, da eliminação de poluentes por veículos automotores. Entre os principais poluentes eliminados pelos veículos, podemos citar o monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, óxidos de enxofre, fuligem e poeira.

Os problemas da poluição do ar são variados e atingem tanto o meio ambiente quanto o organismo humano. Entre as principais consequências para o ambiente, podemos citar a acentuação do efeito estufa, o aquecimento global e a acidificação de rios e florestas. Já para os seres humanos, podemos citar os problemas respiratórios, tais como asma , bronquite, irritações nos olhos e intoxicações.

Diante de tantos problemas causados pelo uso de automóveis, o Dia Mundial Sem Carro surgiu como uma forma de lutar contra o impacto negativo gerado pelo uso em massa desse meio de transporte. Assim sendo, aproveite o dia e conscientize-se da importância da redução do uso de carros nas ruas.


Dados Importantes:

→ O Brasil possui atualmente, em média, 1 carro para cada 4,4 habitantes.

→ Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de sete milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da poluição ambiental.


Fonte: Mundo Educação.

DEIXE UM COMENTÁRIO