Coloração da gasolina: entenda o significado das cores no posto de combustível

Coloração da gasolina: entenda o significado das cores no posto de combustível

23 de Abril de 2018 às 01:35, POSTADO POR Vanessa Nascimento

Abastecer o carro com combustível de qualidade garante o bom funcionamento do motor e evita o desgaste prematuro de diversos componentes por onde passa. Mas você já deve ter notado diferenças entre as cores da gasolina que chega no posto. Será que elas fazem diferença no motor do carro?

A variação nas cores da gasolina se deve à diferença entre os combustíveis e não interfere no funcionamento do motor. Continue lendo este post e aprenda a identificar o tipo de gasolina por meio de sua cor!

 

Gasolina comum: de incolor a amarelada

 

Conforme especificado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a coloração da gasolina comum pode variar entre incolor e amarelada. Essa variação acontece devido aos processos de refino e à composição química do combustível.

Ainda segundo a ANP, a gasolina comum encontrada nos postos deve ter 25% de álcool anidro em sua composição, o que também pode influenciar na coloração final do combustível. O álcool anidro, que é composto por cerca de 99,6% de etanol puro, aumenta a eficiência da gasolina e ajuda a diminuir a emissão de poluentes, como o monóxido de carbono.

 

Gasolina premium deve ter a mesma coloração

A gasolina premium, que tem qualidade superior à comum, também deve se apresentar entre incolor e amarelada. Ela tem a mesma quantidade de álcool anidro em sua composição, sendo seu índice de octanagem superior — 95 octanas contra 87 octanas da comum — a razão do seu melhor desempenho.

Além disso, a gasolina premium possui menor teor de enxofre, o que a torna uma opção menos poluente, e os mesmos aditivos de limpeza encontrados na gasolina aditivada. Esse tipo de gasolina superior é recomendado para motores de alto desempenho, com taxa de compressão igual ou superior a 10:1.

 

Gasolina aditivada: adição de corantes

Para que seja diferenciada da versão comum, a gasolina aditivada costuma receber corantes. As cores podem ser definidas por cada companhia produtora, contanto que não sejam azul, que é a cor dos combustíveis de aviação, e rosa, utilizado em situações especiais. A maioria das produtoras nacionais adota a cor verde para suas gasolinas aditivadas.

É importante destacar que a adição desses corantes não influencia a qualidade da gasolina aditivada. Inclusive, ela não aumenta a potência do carro, como muitos acreditam. Sua vantagem em relação à gasolina comum é a presença de um aditivo que ajuda a manter limpos os componentes por onde ela passa.

 

Teste na hora é garantido por lei

Caso o cliente suspeite da cor ou mesmo queira se certificar da qualidade da gasolina antes de abastecer, ele tem o direito de solicitar ao frentista o teste de pureza, também conhecido como “teste da proveta”.

A resolução nº 9 da ANP, de 2007, obriga a realização do teste sempre que for solicitado pelo consumidor, uma vez que a adulteração não é visível a olho nu. A forma mais comum de adulteração da gasolina é a presença de uma quantidade maior de álcool anidro do que o estabelecido por lei.

 

Fonte: ARXO

DEIXE UM COMENTÁRIO