Ação Novembro Azul

Ação Novembro Azul

28 de Novembro de 2016 às 16:21, POSTADO POR Hérica Machado

Neste dia 24 de novembro, foi promovida uma ação em prol da saúde para promover a Campanha Novembro Azul! Contamos com a presença de um grande público que pode fazer exames de glicemia e aferição da pressão arterial. Além de degustação de suco e engraxate para clientes em atendimento. 

O evento ocorreu com parceria entre o Grupo, o Sest/Senat e a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. Esses parceiros colaboram sempre com os eventos promovidos por nós para a saúde da população.

A vergonha e a falta de conhecimento sobre o assunto ainda são um grande empecilho. Então se você é homem e pensa que é uma bobagem fazer o exame de toque ou o de sangue, não espere até amanhã, pois o mês de novembro pode até estar acabando, mas você tem uma vida inteira para se cuidar. Exames preventivos aumentam significativamente as chances de cura da doença, assim como, um tratamento menos agressivo. 

É sabido que homens com obesidade, além de tabagistas e etilistas possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. Portanto, manter um estilo de vida saudável, incluindo atividade física, alimentação adequada e combate a obesidade são fatores importantes para a prevenção desta doença. Uma alimentação adequada deve ser consumida ao longo da vida. 

De acordo com o médico urologista do Instituto do Câncer do Ceará, Marconi Tavares, a raça/etnia e a história familiar da doença também são consideradas fatores de risco para esse tipo de neoplasia. É mais comum aproximadamente 1,6 vezes em homens negros do que em homens brancos. 

A doença não dá sintomas na fase inicial, pois a doença inicia-se na zona periférica (lado de fora) da próstata. Quando não tratado, o câncer progride e passa a atingir a uretra (canal da urina) causando dificuldade para urinar e esvaziar completamente a bexiga, sangramento na urina ou no esperma e em fases mais tardias dores ósseas, perda de peso e anemia. A prevenção inicia-se aos 40 anos, se existir irmão ou pai com a doença; e aos 45 anos, se histórico familiar negativo para câncer prostático. É quando o homem deve procurar um médico especialista.

O exame que deve ser feito na prevenção é o toque retal, acrescido de PSA (exame de sangue). A Ecografia (ultrassom) deve ser realizada apenas quando existirem alterações no toque retal ou para realização de biópsias. A detecção precoce da doença permite que sejam alcançadas altas taxas de curabilidade (acima de 80%) e baixas sequelas referentes ao tratamento. 

 

Previna-se!

DEIXE UM COMENTÁRIO