A importância das revisões programadas

A importância das revisões programadas

22 de Julho de 2018 às 14:51, POSTADO POR Vanessa Nascimento

Viajar de carro é uma delícia, mas é fundamental que, nessa hora, manutenção do veículo esteja em dia - afinal, nada mais valioso que a segurança e bem estar de seus entes queridos. Por isso, fazer aquela checagem caprichada antes da viagem é fundamental. Mas, igualmente importante é fazer com que a manutenção do veículo faça parte da rotina durante o ano inteiro, não apenas nas férias.

 

E nem é preciso quebrar a cabeça para isso: todo veículo possui um planejamento de manutenções preventivas de fábrica, as chamadas revisões programadas - que acontecem em função da quilometragem percorrida ou pelo tempo de vida útil. Nelas todos os sistemas do automóvel são checados para garantir o seu bom funcionamento. E além dos itens indicados no planejamento, alguns outros elementos do carro são checados e, se for necessário, a troca da peça ou a realização de um serviço adicional (como alinhamento e balanceamento) poderá ser feita.

 

Na Fiat, as revisões programadas e todos os serviços de pós-vendas ficam a cargo da Mopar, marca com mais de 80 anos de tradição e que também é responsável pelo fornecimento de peças genuínas e acessórios, além de também realizar trabalhos de customização em massa para veículos especiais.

 

Revisão só na rede autorizada - Muitas pessoas ainda se perguntam se é realmente necessário fazer as revisões programadas nas concessionárias. Um ponto importante a ser considerado nesse momento é que a realização de serviços na rede autorizada mantem a garantia de fábrica do automóvel.

 

E não se trata apenas de mera burocracia. As concessionárias dispõem de todas as ferramentas adequadas e conta com profissionais capacitados e especializados, que conhecem todos os veículos da marca nos seus mínimos detalhes. Além disso, existe ainda a certeza da utilização apenas de peças genuínas, o que representa muito mais segurança.

 

Tem gente que acredita que, na concessionária, vai levar um susto ao receber a fatura da revisão. Sem ficar no achismo, dê uma olhada no que o fabricante do veículo oferece quando o assunto é preço. Na Fiat, por exemplo, a mão de obra na primeira revisão é grátis e muitos serviços tem preço fixo em todo o território nacional, como troca de pastilhas de freio, filtro de ar condicionado ou os kits de embreagem e suspensão. Ou seja, você já sabe quanto vai gastar ainda em casa - e todas essas informações estão disponíveis no site da Fiat, na área de proprietários. Basta cadastrar o seu veículo e acompanhar tudo, de forma clara e transparente.

 

Check-list antes da viagem - É importante que essa checagem seja feita com antecedência, para que seja possível corrigir qualquer problema encontrado em tempo hábil. Comece pela validade da documentação, tanto do veículo como do motorista, e certifique-se da presença do macaco, chave de roda e triângulo de segurança. Verifique os pneus (não esqueça do estepe), fluidos (tanto o nível como a existência de vazamentos), freios, suspensão, além do estado das palhetas do para-brisa e o funcionamento de faróis e lanternas.

 

Fonte: AutoEsporte

DEIXE UM COMENTÁRIO