5 Dicas para poupar a embreagem do seu carro

5 Dicas para poupar a embreagem do seu carro

21 de Maio de 2018 às 12:35, POSTADO POR Vanessa Nascimento

A embreagem é uma peça de extrema importância para os carros pois absorve as variações bruscas de torque do motor, recebendo energia e transferindo para o câmbio. Qualquer motorista que preze por sua própria segurança e do seu veículo sabe que manter uma peça como essa em bom estado é fundamental, pode evitar que seu carro o deixe na mão e significa economia de dinheiro. É exatamente por essas razões que preparamos um post especial com dicas para poupar a embreagem do seu carro. Confira!


1 – Atenção aos obstáculos na estrada

O primeiro passo é ter muita atenção aos obstáculos que sempre existem nas estradas. Ao se deparar com uma lombada, por exemplo, é necessário ter alguns cuidados para reduzir os impactos na embreagem. Ao reduzir os impactos você contribui para que a peça não desgaste tão facilmente. Um desses cuidados é reduzir a marcha antes do impacto e não deixar para fazê-lo em cima da hora. O ideal é que, ao se aproximar do obstáculo, o motorista coloque na marcha adequada e tire o pé da embreagem.

 

2 – Atenção na hora de acelerar ou reduzir a velocidade

Evite tanto aumentar quanto diminuir a velocidade do seu carro de forma brusca. Quando isso ocorrer, troque de marcha gradativamente e na ordem adequada, sem ficar pulando diretamente da quinta para a segunda, por exemplo, para que as peças da embreagem do seu veículo trabalhem de um jeito mais suave. Também é importante evitar arrancadas bruscas. Acerte a sincronia entre acelerar o veículo na hora de arrancar e soltar a embreagem, pois se você acelera demais e solta pouco o pedal, pode acontecer a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o veículo não se desenvolva e aumente o seu consumo de combustível.

 

3 – Não apoie o pé na embreagem do seu carro

Uma dica muito simples, mas valiosa na hora de poupar a embreagem do seu carro é não apoiar o pé no pedal. Quando o motorista descansa o pé na embreagem, acaba provocando um superaquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos seus componentes. Sendo assim, manter os pés afastados da embreagem poderá contribuir para que não haja um desgaste inútil da peça. Use a área ao lado esquerdo da embreagem para apoiar seu pé. Lembre-se: esta parte do veículo foi feita para isso!

 

4 – Atenção ao parar em uma ladeira

Na hora de encarar uma subida não adianta forçar a barra e segurar o carro pisando na embreagem. Este hábito causará um desgaste excessivo do disco. O ideal é que você use o freio de mão para auxiliar no arranque do veículo. Para isto, basta segurar um pouquinho o freio de mão na hora da arrancada e ir soltando à medida em que vai arrancando o veículo.

 

5 – Verifique o cabo e a regulagem constantemente

Alguns veículos não possuem embreagem de acionamento hidráulico. Quando isso acontece, a embreagem é acionada por um cabo. É de extrema importância que esse cabo seja verificado regularmente e que o motorista sempre se atente para algum comportamento diferente do usual. Se a altura da embreagem do seu carro estiver lhe incomodando de alguma forma, você pode solicitar ao seu mecânico que ele faça uma regulagem do pedal, mas é bom manter a atenção pois a altura estranha pode indicar a existência de algum problema no conjunto da embreagem.


Fonte: Nexer


Acompanhe nosso blog e confira sempre nossas dicas e informativos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO